quarta-feira, 3 de março de 2010

o tempo não pára!

Em psicologia de desenvolvimento II fizémos um debate sobre a nossa ideia de adolescência... ora, eu, de opiniões formadas e sem medo de falar, entusiasmei-me com aquilo e falei falei falei... duas das coisas que defendi foi a procura de identidade e a crescente autonomia.
Sou uma rapariga prestes a fazer 19 anos e, como acontece a todos, cresço a cada dia...
num dia somos crianças que brincam, noutro dia somos adolescentes a sair á noite e a beber ás escondidas do mundo, noutro dia trabalhamos e temos os nossos filhos em casa à espera e num outro qualquer estamos a receber a reforma, cheias de cabelos brancos e ruguinhas na cara...
Reparam no vosso crescimento enquanto pessoas?
Reparam que há mudanças quedão constante continuidade a esse crescimento, todos os dias?
Eu não. Eu divido os tempos em fases e mal me apercebo da trajectória que percorri para os traçar...Eu divido exactamente como referi antes, isto é, "quando eu era bebé", "quando brincava com bonecas", "quando saía até à meia-noite", "quando andava no secundário",... e cresço, sem me aperceber...
E digo isto tudo pelo simples facto de que hoje tive 2 momentos que me lembraram o que sou hoje e foi importante!
Um deles é muito pessoal...
o outro... foi a compra do meu traje académico.
Sou de Coimbra, desta cidade maravilhosa, da cidade dos estudantes que chegam cá e dizem que "Coimbra é uma cidade mística", "não trocava Coimbra por nada", "é uma cidade linda" (ouvi isto hoje)...
mas eu sempre vivi aqui. Eu nasci aqui. E para nós, Conimbricenses, o traje tem outro sabor, outro valor... é mágico... é puro, verdadeiro... É um "eu cheguei aqui". Porque agora estou na etapa de viver a minha cidade com o melhor que ela tem para me dar, no curso que eu mais queria!
Hoje tomei consciência de um sonho realizado.


Agora é esperar para traçar a capa :) que venha a serenata, que venha a Queima das Fitas!!!

4 comentários:

  1. Psicologia eh uma area com mts incognitas acredito eu...

    gostei
    Da uma passadinha la no meu blog. Creio que vai gostar

    http://aosolhosdovento.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo teu comentário no meu cantinho, simplesmente adorei ;) Vou começar a visitar o teu! E tu é sempre bem-vinda pelo meu!

    Beijinho ***

    ResponderEliminar
  3. O tempo passa a uma velocidade assustadora :) quando era pequenina só queria ser 'grande', queria que chegassem os 16anos. desde ai ja passaram 3, fiz os 19 em janeiro. E agora quando me dizem "para o ano ja sao os 20!!" eu digo "cala te, nem me fales nisso".. beijinho

    ResponderEliminar
  4. E vem a serenata, dia 7 de Maio às 00h! :D
    Acredita, tem igual valor para quem vem de fora, aspirando por esse sonho há ANOS! Tem sabor a vitória, porque pelo esforço que se faz para estar longe, é um prémio enorme.

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue